agosto 09, 2009

Múltiplos Interesses

Meus múltiplos interesses me incomodam. Não é possível que quase tudo possa ser interessante. Dave haver um único grande assunto, que desperte a minha paixão.

Adoro documentários! Mas também gosto de outras formas de cinema. Filmes me fascinam. Por outro lado, adoraria conhecer mais a história da arte e a arte contemporânea. Queria saber mais sobre música, especialmente jazz e música clássica.

São tantos filósofos e eu não li praticamente nada sobre o assunto. Um livrinho aqui, outro ali. Nada que me permitisse entender o pensamento filosófico com profundidade. O mesmo vale para história. Literatura é outro tema que me fascina. Quero ler os clássicos. Todos! Mas estou muito, muito, muito longe disso. Mesmo porque sempre acabo lendo outros livros, bem distantes dos cânones.

Outro tema que me atrai é psicanálise. Descontando o fato de eu frequentar o consultório de um analista toda semana, entendo pouco do assunto. Queria também fazer um curso de fotografia.

Até mesmo bancos, contabilidade, mercado financeiro, análise de balanços são temas capazes de prender minha atenção. Fui capaz de fazer um MBA sobre isso. Trabalho com isso. Aliás, no trabalho, um assunto que tem me chamado a atenção é macroeconomia. Outro de que sei pouco e acho que deveria saber mais.

Dia desses, me peguei lendo um livro sobre Einstein. Queria tentar entender um pouco da Relatividade. Confesso que aí acho que fui um pouco longe demais. Alguns temas simplesmente são demais para minha cabeça. Mas acho que deveria estudar um pouco mais de matemática e estatística, de qualquer forma.

Mas, quando penso nestas coisas, tento lembrar: Nira, você precisa se concentrar em um assunto. Senão, sabe sempre um pouco de tudo, mas não sabe nada realmente, com profundidade. Sou uma generalista. Queria entender algum assunto profundamente. Mas qual? Como escolher, diante de um mundo tão vasto e interessante?

10 comentários:

Anônimo disse...

Não se culpe por ser eclética.

Chico disse...

Ei, voltou a escrever! Mas por que não ser uma generalista?

Chico disse...

Acho matemática o maior barato, recomendo! Mas, francamente, se até contabilidade, balanços E macroeconomia são aprazíveis pra você, fica mais difícil encontrar um foco... rs

Nira disse...

Oi, Chico! Vc também está de volta, meu único leitor! rs!
Bjs!

Nira disse...

Quem é o Anônimo?

Chico disse...

rs Não é que eu seja o único leitor, é que os outros são muito tímidos... experimenta distribuir uma cachacinha para todo mundo que entrar aqui que vai chover comentário...

Juliana Romano disse...

Oi Nira...
Então, sabe que eu descordo totalmente de você? Se interessar por multiplas coisas é ótimo! Vc passa a ter uma visão diferente do mundo conforme vai aprendendo as coisas, e logo acha uma relação entre Einstein, economia e cinema, o que vai tornar tudo ainda MAIS interessante!

Quem me dera eu conseguisse me interessar por tudo. Economia por exemplo... me deixa louca quando eu começo a ver como as coisas funcionam e como a qualquer momento tudo pode quebrar.
Quanto ao cinema... documentarios são fantásticos mas não tem como negar que outros tipos de filme tbm são.

Adorei aqui.... beijos

Catia disse...

Múltiplias Niras pra múltiplas ocasiões!! :)

(tá bombando isso aqui!! rs!)

Nira disse...

Oi Catita! Adorei!! rs!!
Beijos!

maria cristina martins disse...

Ei, eu também leio, é que você fica muito tempo sem postar...

Eu entendo você perfeitamente. Também gosto de mil coisas, não consigo focar e aí acabo não sendo entendida de nada. Uma droga, mas também nos divertimos muito, já que temos um olhar de interesse para praticamente tudo.

Aliás, lembrei dessa musiquinha: "Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa, mas nada tanto assim..." (Kid Abelha) :)

Beijos.