março 02, 2009

Cinema é a maior diversão

Até o momento, vi apenas dois dos filmes que concorreram à categoria principal do Oscar: Quem quer ser um milionário e O curioso caso de Benjamin Button. Gostei dos dois, mas em graus imensamente diferentes. Minha preferência é certamente pelo segundo filme.

O primeiro é divertido. A história se passa numa Índia diferente daquela que costumamos ver no cinema: mais ou menos o que Cidade de Deus fez com o Rio de Janeiro.

Parênteses: vi algumas pessoas comparar Cidade de Deus e Quem quer ser um milionário. Não vejo semelhanças. O brasileiro é infinitamente mais criativo e original, características que faltam ao filme indo-americano. Do roteiro à fotografia, passando pela edição e direção, Cidade de Deus está em outro patamar cinematográfico. Fecha parênteses.

A película de Danny Boyle é divertida, mas não tem nenhuma profundidade. A história é até um pouco boba. O mais interessante do filme é a paisagem e os personagens, o lado antropológico da obra, mostrando um pouco da vida dos indianos menos favorecidos. Nada que mereça um batalhão de prêmios.

É até com alguma tristeza que constato isso, já que Danny Boyle dirigiu um dos melhores e mais originais filmes que já assisti: Trainspotting.

Do outro lado da balança, gostei muito de Benjamin Button. Já li diversas críticas negativas ao filme, mas discordo totalmente delas. Acho o filme muito sensível, adorei a atuação da Cate Blanchett, a fotografia é extremamente cuidadosa, os personagens interessantes... Até os efeitos especiais são usados de uma forma que gostei bastante, incorporando-se inteiramente à história e aos atores. Benjamin é muito emotivo e gosto de filmes que conseguem tocar a emoção desta forma. Uma linda fábula.

Ainda faltam alguns filmes, que pretendo assistir nas próximas semanas. Ao contrário de alguns amigos, adoro a festa do Oscar. Acho fascinante. Me encanta ver os atores como personagens reais, homenageando-se, aplaudindo-se, emocionando-se. Celebrando a arte do cinema, enfim (sim, há espaço para a arte na maior "indústria" cinematográfica do mundo).

4 comentários:

Chico disse...

Ei! Quero ver esses filmes, ainda não vi. O povo falou muito do Slumdog Millionaire aqui (até por causa da multidão de indianos daqui). O outro eu não vi, mas a Cate Blanchett é sensacional! Ainda vou casar com ela, você vai ver... rs O que eu vi outro dia foi o Reader. Achei estranho (esses alemães são estranhos...), mas gostei.

Nira disse...

A Cate Blanchett é mesmo sensacional. Depois que você vir o filme, vai querer casar com ela mais ainda. rs!
Quero assistir Reader também. Aliás, é um dos vários filmes que gostaria de ver. Esta temporada está cheia de filmes recomendados. Se você assistir mais algum bom, me diz. Beijo!

maria cristina martins disse...

Ainda não vi "Quem quer ser um milionário", mas já ouvi tanta gente falando mal... O outro eu gostei, mas achei que fosse gostar mais, sabia? É aquela coisa da expectativa. Vai ver que, no final, vou acabar gostando mais do milionário. *rs*

Beijos.

Nira disse...

Tomara! Assim já temos um tema para discutir! :o)