julho 07, 2008

Visitas

De vez em quando a tristeza me visita.

Uma vez, ela fez umas cócegas e me levou a rir com amargura.

Outra, me deu um cansaço tão grande que fiquei com preguiça de abandoná-la.

Agora não sei.

Já me disseram que dessa vez não foi a tristeza, mas a melancolia que me procurou.

Mas não seriam a mesma?, perguntei. Se não a mesma, parentes muito próximas. Mais que primas, mais que irmãs. Talvez gêmeas. Parecem-se muito, mas jamais são realmente idênticas.

A melancolia me visita com mais freqüência talvez.

Às vezes com motivo, às vezes sem.

Um comentário:

Toinho Castro disse...

A um passarinho
Vinicius de Moraes

Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis.
Deixa-te de histórias
Some-te daqui!